Sobre a Febre Amarela

535

As vacinações contra a febre amarela, começarão nesta quinta-feira, dia 25 de janeiro em vários postos. Algumas residências receberão senhas, para que possam tomar a vacina sem maiores transtornos, quem não puder, basta procurar um posto.

As vacinações acontecerão do dia 25 de janeiro, até o dia 24 de fevereiro.

Cuidados e atenção ao tomarem a vacina.

Algumas pessoas podem reagir negativamente ao efeito da vacina. Veja abaixo, matéria do G1 que diz sobre os riscos:

[…] Não há dúvida de que a vacinação – que garante 98% de proteção – é importante e necessária. Tudo certo.

Porém, a vacina também pode dar efeitos adversos, que vão desde dor no local da aplicação, febre, mal-estar, dor de cabeça ou dor no corpo até reações mais graves e fatais.

Importante saber que as reações mais graves são raras. Estudos apontam a possibilidade de uma reação grave a cada 500.000 vacinados. Acredita-se que desde outubro de 2017 aproximadamente 1,8 milhão de pessoas na cidade de São Paulo receberam a vacina. Neste período houve 2 óbitos atribuídos à vacina, o que significa 1 reação grave para cada 900.000 pessoas.

Até a semana passada 3 pessoas no Estado morreram em consequência de reação à vacina: 2 pessoas na capital e uma pessoa em Matão, na região de São José do Rio Preto.

Trata-se de uma vacina feita com o próprio vírus da febre amarela vivo e atenuado. Por isso, em algumas pessoas a vacina pode causar a forma grave da doença, chamada de Doença Viscerotrópica Aguda (DVA).

A DVA pode ter início de 1 a 15 dias após a vacinação contra a febre amarela. O sintomas iniciais são náuseas, vômitos, cansaço, fadiga, mal estar, dificuldade para respirar, dor de cabeça e dor muscular que podem evoluir para queda de pressão, icterícia ( amarelo nos olhos e no corpo) e sinais de sangramento ou hemorragias com insuficiências hepática e renal. Este quadro é extremamente grave e pode evoluir para o óbito.

A DVA pode ocorrer em qualquer pessoa, mas os grupos de risco para a vacina seriam mais susceptíveis. Por isso a vacina deve ser aplicada com indicação e critério nas gestantes, idosos e pessoas com doenças que cursem com imunodepressão. Crianças com menos de 6 meses de idade NÃO devem receber a vacina por risco de acometimento do sistema neurológico

A vacina é importantíssima e protege a imensa maioria da população de uma doença potencialmente grave e fatal como a febre amarela. No entanto, é  importante seguir corretamente as orientações das autoridades de saúde em relação aos grupos de risco para minimizarmos, sempre que possível, os seus efeitos adversos […]

Locais de vacinação:

** CIDADE TIRADENTES
UBS Barro Branco
UBS Carlos Gentile de Melo
UBS Castro Alves
UBS Cidade Tiradentes I
UBS Dom Angélico
UBS Fazenda do Carmo
UBS Ferroviários
UBS Gráficos
UBS Inácio Monteiro
UBS Jardim Vitória
UBS Prefeito Prestes Maia
UBS Profeta Jeremias

** GUAIANASES
UBS Celso Daniel
UBS Guaianases II
UBS Jd. São Carlos
UBS Jd. Soares
UBS Juscelino
UBS Vila Cosmopolita

** PARQUE DO CARMO
UBS Gleba do Pêssego
UBS Jardim Copa
UBS Jardim Helian
UBS Nossa Senhora do Carmo
UBS Santo Estevão

** JOSÉ BONIFÁCIO
UBS Jardim São Pedro
UBS José Bonifácio I
UBS José Bonifácio II
AMA/UBS Integrada José Bonifácio III

** IGUATEMI
Pq. Boa Esperança
Jd. Das Laranjeiras
Jd Roseli
RecantoVerde Sol
Jd Conquista II
Jd Conquista III
CDHU/Palanque
UBS’s Jd Colorado,

** SÃO MATEUS
Jd Tiete I
São Mateus I
IV Centenário
Santa Bárbara
Jd Colonial

Cuidados ao tomarem a vacina:

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Como se contrai a febre amarela e sintomas:

COMENTÁRIOS FACEBOOK

Comentários